I Ciclo de Debates encerra com encontro sobre interdisciplinaridade
Encerrou no último dia 08 de maio, o I Ciclo de Debates em Cuidados Paliativos. Foram 4 encontros online, abordando as temáticas:
- Terminalidade e Cuidados Paliativos
- Oncologia e Cuidados Paliativos
- Espiritualidade e Cuidados Paliativos
- Interdisciplinaridade e Cuidados Paliativos
O Ciclo fez parte das ações do projeto de pesquisa e extensão Cuidados Paliativos. “Ele teve como objetivo aproximar as temáticas dos alunos, permitir o protagonismo deles nas apresentações dos artigos e organização do encontro, despertar o interesse pela pesquisa e construção de trabalhos científicos”, explicou Rachel Fonseca, Coordenadora do projeto.
Diversidade de temas
Para a aluna do curso de Medicina, Marcele Torres Andriani, um dos pontos positivos do Ciclo de Debates foi a diversidade dos temas. “Outro fator importante foi que todos tiveram o direito de falar, então conseguimos ver diferentes pontos de vista, diferentes histórias e isso aumenta bastante o saber de cada um, amplia nossa visão de mundo e de como devemos tratar nossos pacientes”, pontou.
Qualidade de vida do paciente
O futuro médico, André Barros Teixeira, ressaltou que o Ciclo de Debates proporcionou “identificar o real significado da importância da qualidade de vida do paciente, mesmo ele estando em fase terminal, pois o que importa é o seu bem-estar e o de sua família até a sua partida, e não o tempo de vida que resta. Com esse entendimento, a prática do cuidado médico e dos demais profissionais da saúde se torna mais ampla, colocando o paciente e seus entes em primeiro lugar e não a doença”.
Projeto Cuidados Paliativos
Sebastião Alves Sobreira Neto, aluno de Medicina, destacou sua felicidade de fazer parte do projeto. “Nós que compomos este projeto de extensão, pudemos relatar nossas experiências pessoais e profissionais relacionadas às temáticas, sendo bastante importante e enriquecedor para nossa construção como futuros médicos e, principalmente, seres humanos”.
Sebastião agradeceu pela experiência vivenciada no projeto. “Gostaria de agradecer a Instituição, na figura da nossa querida docente Rachel Fonseca, por nos proporcionar essa oportunidade única, a qual nos faz aprender a relevância do médico que tem uma conduta biopsicossocial e espiritual com os pacientes, sob qualquer momento e estágio em que o mesmo se encontra, buscando proporcionar, sempre, o conforto, a serenidade, paz e, acima de tudo, a dignidade humana”, concluiu.