Igualdade e dignidade: Afya Paraíba participa de ação em prol da visibilidade trans
A promoção e celebração da inclusão, independente de qual seja o âmbito, tem sido uma pauta cada vez mais debatida. Da mesma forma, a luta por espaço, direitos e redução de distâncias sociais têm ganhado mais força com o passar dos dias e, naturalmente, as conquistas fruto destas merecem celebração.
Em nome delas que neste 29 de janeiro comemora-se o Dia Nacional da Visibilidade Trans, uma data que reforça sobre resistência e, sobretudo, respeito. Para marcar a passagem da data, a coordenadoria da comunidade LGBTQIAP+ da cidade de João Pessoa realizou uma ação voltada a este público e a Afya Paraíba esteve presente na iniciativa, promovendo mais acolhimento, cuidado e inclusão.
No local, a IES esteve representada pela professora Viña Del Mar, que promoveu atendimentos de aferição de pressão e auriculoterapia. Para ela, “ter a oportunidade de participar de ações como esta, que são executadas como reconhecimento da importância do indivíduo e respeito a esta individualidade, é de grande importância para instituição, que preza tanto pelo respeito, inclusão e acolhida”, disse.
O Coordenador Geral da Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Geraldo Filho, considera feiras de serviço em datas alusivas como esta, extremamente importantes e significativas para a sociedade de maneira geral. “A população trans é vítima de extrema violência em nosso país, são muito marginalizados. Através dessa data, desses 20 anos da bandeira da visibilidade trans mais evidente, é possível levar mais cidadania e respeito para nossa sociedade”, disse.
A garantia de cuidados respeitando às necessidades médicas e individuais de cada pessoa foi a pauta dos atendimentos. A Maria Carvalho, colaboradora da instituição, que também participou da iniciativa, contou que “A professora Vina encantou a todos com seu bom humor, simpatia e empatia, criando um ambiente acolhedor. Como mulher trans, me senti acolhida nesse local humanizado que celebra a diversidade e foi transformador. Essa iniciativa possibilitou minha inserção no quadro de funcionários da Afya Paraíba, onde tive a oportunidade de crescer e aprender profissionalmente, graças ao respeito e acolhimento genuínos que recebi de todos que me cercam”, exclamou.
Ações com esse mote reforçam a importância da temática e do respeito, criando um espaço que não apenas respeita, mas celebra a identidade de gênero, promovendo igualdade e dignidade.