Inclusão e conscientização através da Língua Brasileira de Sinais

Nesta sexta-feira (17) os alunos da disciplina de Libras vivenciaram o segundo momento avaliativo do semestre. Na ocasião, os discentes que escolherem pela disciplina optativa para compor o período, puderam apresentar um pouco do que aprenderam junto a docente durante os últimos meses. A proposta escolhida pela professora abrangeu apresentações como miniteatro, interpretação de música e depoimento acerca da vivência, tudo isso utilizando a língua brasileira de sinais.

Os alunos foram divididos em quatro grupos. Dois deles fizeram encenações, sendo uma abordando a temática do direito dos surdos e outra, evidenciando a importância da campanha novembro azul. Outro grupo interpretou a música "Andar com Fé", de Gilberto Gil e no último, os alunos fizeram um relato sobre o novembro azul e o traduziram.

Para a Rosângela Lima, professora da disciplina, perceber os alunos engajados nesta temática é de grade satisfação, por saber que, a partir dessa iniciativa deles, muitas pessoas poderão ter acesso a um atendimento melhor. "Após todo um aprendizado voltado a língua brasileira de sinais, hoje a gente vive aqui o momento da segunda avaliação da turma, onde eles irão trazer ao conhecimento da turma a bagagem adquirida até aqui. Esse conhecimento agregado vai fazer total diferença no atendimento ofertado, já que através das libras é possível ser, além de inclusivo, mais acolhedor", contou.

A aluna Isabela, expressou que esse complemento na formação traz uma bagagem importante para ela enquanto pessoa e enquanto profissional. "Ter a oportunidade de ser capacitada para essa inclusão em nosso ambiente acadêmico é satisfatório demais. É muito importante que a gente entenda que nosso exercício de cuidar de outras vidas também passa pelo acolhimento a todos os tipos de pessoas. E aqui a gente pode se moldar ainda mais para sermos o melhor de nós no atendimento e acolhimento", ressaltou.

O encontro, contou com a presença de Elisângela, membro da coordenação de educação da FUNAD/PB e Hugo, que é usuário da SUS e, além de ter o caráter avaliativo, também teve o compromisso de conscientizar, já que abordou a temática e ressaltou a importância do Novembro Azul, que alerta para a prevenção contra o câncer de próstata.

ação libras
ação libras
ação libras
ação libras
ação libras
ação libras
ação libras
ação libras
ação libras