Janeiro Branco: FCMPB realiza treinamento alusivo com colaboradores
Entendendo a importância do cuidado com a saúde mental e sempre buscando ofertar um ambiente de trabalho acolhedor e humanizado, a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba/Afya, realizou junto ao seu corpo de colaboradores uma vivência com o intuito de alertar para as causas da campanha Janeiro Branco, dedicada à saúde mental.
O evento, que aconteceu no dia 30 de janeiro, fez parte das ações do Clima, um projeto inovador que possui como principal objetivo fazer da instituição um local de apoio e conexão para o nosso colaborador, e reuniu profissionais que conduziram os momentos de reflexão e aprendizados, preparando os profissionais para o início do semestre 2023.1.
Gestão de estresse e auto regulação emocional
Foi com o psicólogo clínico Gabriel Namur, que os colaboradores refletiram sobre gestão de estresse e auto regulação emocional. Trabalhando com a metodologia de relaxamento, o psicólogo deu orientações de como gerenciar o estresse, ensinando técnicas de como manter o bom humor e exercitar a capacidade de resiliência. “Eu ensinei uma metodologia de relaxamento sistemático, sobre como o estresse está associado a tensão. Se a pessoa sabe soltar a tensão, ela sabe gerenciar o estresse. Então, todas as técnicas e formas possíveis que as pessoas possam aprender é sempre bem-vinda, pra uma melhor gestão do estresse, uma melhor gestão emocional e uma melhor resiliência no dia a dia, para manter o bom humor e também para trabalhar, se sentir bem, com disposição para realizar o que tiver de realizar em termos de trabalho ou na vida pessoal, mas de uma maneira boa, mantendo o bom humor e a resiliência”, contou o psicólogo.
Ênfase no autocuidado
A psicóloga Jandira Silveira também esteve compondo o time de profissionais que conduziram o treinamento. Ao seu cargo, ficou a oportunidade de trazer à tona uma reflexão mais cuidadosa e acolhedora a respeito do que realmente se entende por saúde mental e também sobre os recursos que nos auxiliam na melhora da autoestima, entendendo que sobre as interligações do nosso corpo, sempre a partir da causa janeiro branco. “O janeiro branco vem trazer a saúde mental não só como a doença a flor da pele, mas trazer também que a gente tem muitos recursos internos pra se sentir bem. Acho que o mais importante que vimos aqui hoje é sabermos que a gente tem um corpo e que a gente pertence a esse corpo e que se esse corpo estiver bem, provavelmente a saúde mental também vai estar”. Pontuou.
Reconhecimento
Para o diretor geral, Sérgio Ricardo “foi um momento muito importante, uma ação do mês que é dedicado a prevenção de problemas relacionados a saúde mental ou também a promoção de uma saúde mental ainda mais positiva”. Além disso, o diretor ainda ressaltou a importância e cuidado que a instituição tem com essa pauta, sempre buscando em ofertar um ambiente de trabalho leve e fluido, para que os colaboradores realmente o compreendam como uma extensão do lar no sentido da satisfação e sensação de pertença: ”Esse foi um projeto da Comunidade de Prática, que é um projeto inovador na nossa instituição que conecta o projeto de clima, o NED, como um local onde apoia de maneira coletiva o nosso colaborador, e também o projeto Afyados”. Afirmou.