Mar, Sustentabilidade e Ação: estudantes se unem em dia de cuidado com a natureza

Nessa sexta-feira (26), dia mundial da limpeza, foi dia de colocar a mão na areia e na consciência. Em mais uma iniciativa inspiradora, o projeto de extensão Mar de Sustentabilidade, da Afya Paraíba, promoveu uma ação conjunta com o projeto Pescadores de Plástico, desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente de Cabedelo.

O cenário não poderia ser mais simbólico: a Praia do Poço. Foi lá que estudantes de medicina da Afya, sob orientação da professora Anielle Chaves, se encontraram com alunos dos 7º e 9º anos da Escola Municipal Maria José de Miranda Burity, além de representantes das secretarias parceiras, para um dia de aprendizado, troca e compromisso com o planeta.

“Hoje, estamos reunindo alunos da nossa Afya Paraíba, e também do município de Cabedelo, em uma ação voltada a dialogar sobre os problemas ambientais que impactam na saúde dos indivíduos. Uma ação que permite que os estudantes apliquem os conhecimentos teóricos e unam os conhecimentos populares”, destacou a professora Anielle Chaves, que coordenou a atividade com entusiasmo.

Amanhã começou com uma animada roda de conversa, reunindo diferentes gerações em torno de um tema comum: a preservação do meio ambiente. Em um bate-papo descontraído, os participantes discutiram saúde, sustentabilidade e o impacto das ações individuais no coletivo.

“A importância de um projeto como esse, principalmente num dia como o de hoje, é integrar saúde e sustentabilidade, algo fundamental no combate de doenças e na preservação do meio ambiente. Fazer esse conjunto com essas crianças e nós, estudantes de medicina, é fundamental não só para nossa formação médica, mas também pessoal. Projetos como esse são importantíssimos”, contou João Victor, aluno do 4º período medicina.

Logo após o diálogo, todos seguiram para a faixa de areia, onde participaram de uma ação de coleta de resíduos. O exercício foi simples, mas poderoso: identificar, recolher e refletir sobre o lixo encontrado na praia, conectando teoria e prática de forma imediata.

“Nós ficamos com o coração aquecido por participar dessa atividade, porque nós sabemos que estamos fazendo algo melhor pelo nosso futuro. Não estamos aqui apenas coletando resíduos, mas construindo um futuro melhor. Para mim e para todos”, comentou empolgada Talita Monteiro, aluna do 9º ano da Escola Maria José de Miranda Burity.

A parceria mostrou que, quando diferentes setores se unem, os resultados vão além da limpeza: eles se transformam em consciência ambiental, educação cidadã e empatia.

“Parcerias como essa unem forças em prol do meio ambiente, em prol da natureza. Hoje, esses alunos deixam uma mensagem não só para essa geração, mas para as futuras, que através do cuidado ambiental de hoje, poderão seguir usufruindo das nossas belezas naturais”, afirmou Gladstony Cruz, coordenador de educação ambiental da Seduc Cabedelo.

O projeto Mar de Sustentabilidade segue firme em sua missão de conectar saúde, educação e meio ambiente, promovendo vivências significativas que despertam o protagonismo dos estudantes e o senso de responsabilidade com o planeta.