Mindfulness é tema de mais um momento da Formação de Líderes ofertada pela IES
Nesta quarta-feira, 13 de setembro, os alunos participantes da formação de líderes oferecida pela Afya Paraíba vivenciaram mais uma formação. Na ocasião, a temática abordada foi mindfulness, e a responsável pela formação foi a psicóloga Clisenite Pinheiro.
Mindfulness é a prática/treinamento para se estar no momento presente da maneira mais consciente possível. É treinar a mente, as sensações para viver os presente da maneira mais plena possível, focando sua atenção em cada movimento, situação, respiração e localizando o indivíduo na vivência do agora, deixando o passando, e evitando diagnósticos como depressão e podando o excesso de futuro, que gera tanta ansiedade.
A psicóloga enfatiza que, a partir desta técnica, é possível enxergar a vida por uma ótica e, desta maneira, conseguir construir um equilíbrio emocional, que permite evolução pessoal desde a melhora do foco a forma de se relacionar. E foi esta linha de evolução que costurou a formação da mesma. “O mindfulness tem se expandido por diversas áreas, e a saúde é uma delas e, assim, tem se desenvolvido de forma exponencial, auxiliando na qualidade de vida e controle emocional de quem tem conhecimento acerca da prática e a coloca em prática”, pontuou.
A formação aconteceu em dois momentos, ambos com três horas de duração e levantando temáticas mais esclarecedoras sobre o tema e possibilitando experiências praticas que tornaram a compreensão e importância da temática ainda mais efetiva. Os alunos puderam entender o que é o mindfulness e como ele se aplica na área da saúde, bem como maneiras de trazer as práticas para vida pessoal auxiliando na lida de questões como ansiedade e depressão.
A aluna Vívian Nóbrega, uma das participantes da escola de empreendedorismo, considera a iniciativa da IES de ofertar aos alunos esta formação voltada ao empreender é muito interessante e significativa. Para ela, “trabalhar a temática “mindfulness” foi muito importante e relevante. Um aprendizado para vida, já que são aprendidas técnicas de domínio emocional que permitem maior desfrute do momento presente bem como mais assertividade nas experiências, que sejam pessoais ou profissionais”, ressaltou.