Posto de coleta de descarte eletrônico é implementado na FCMPB

Na manhã desta terça-feira, 22 de fevereiro, foi implementado o primeiro posto de descarte eletrônico da FCMPB. A iniciativa faz parte de uma série de medidas adotadas pela faculdade para tornar o ambiente entre colaboradores e alunos ainda mais sustentável.  A professora Núbia Ribeiro falou sobre a organização para que o posto de coleta fosse instalado na instituição.  “A FCM é uma instituição que se preocupa muito com o desenvolvimento sustentável local e da região, e estamos em busca de novos projetos que tenham essa preocupação com o meio ambiente. Por isso, a parceria com a Alperes Coleta foi muito oportuna, pois é uma empresa que está preocupada com o resíduo que normalmente as pessoas não sabem o que fazer com esses itens, e que em sua maior parte não tem um local destinado, gerando uma série de problemas e, que caso seja descartado no local do lixo comum, pode contaminar o meio ambiente. Com essa iniciativa, a gente pretende conscientizar as pessoas da importância de fazer o descarte corretamente”.

Parceria

Para que o posto de coleta pudesse ser implantado na FCM, uma parceria entre a faculdade e a empresa Alperes Coleta foi firmada. “É extremamente importante essa iniciativa, pois a maioria das pessoas não sabem fazer o descarte correto desse tipo de material. E nós fazemos esse tipo de atividade, justamente para dar o destino certo a esses resíduos para ter um aproveitamento maior, tanto do material, quanto do meio ambiente”. Destaca João Pereira, representante de Alperes Coleta.

Destino dos resíduos eletrônicos

Qualquer tipo de material eletrônico pode ser descartado, como por exemplo, computadores, notebook, lâmpadas, pilhas, ventiladores, etc. “Esse material é levado para o nosso deposito, onde passa por uma triagem para selecionarmos os itens que estão funcionando e os que não. Os que são recuperados, são doados para instituições carentes e a parte que não tem conserto (sucata eletrônica) a gente vende e tira o nosso sustento já que o serviço que a Alperes oferece acontece de forma gratuita”. Finaliza João Pereira, representante de Alperes Coleta.