Projeto de Pesquisa e Extensão de Cuidados Paliativos realiza ação voltada para espiritualidade de idosos
Os alunos do Projeto de Pesquisa e Extensão de Cuidados Paliativos da Ciências Médicas desenvolveram, no último dia 10 de novembro, uma ação voltada para a espiritualidade dos idosos que residem em uma Instituição de Longa Permanência, em João Pessoa.
Atividades
Dentre as atividades, destacou-se a avaliação dos prontuários, seleção dos idosos em estado de terminalidade, construção e debate de possibilidades de cuidados de acordo com a necessidade individual de cada idoso, determinação de estratégias utilizando a espiritualidade como ferramenta para o cuidado, avaliação a beira do leito e intervenção através da abordagem espiritual.
Cuidado integral
Para a professora Rachel Fonseca, orientadora do projeto, é necessário considerar o indivíduo como um ser integral, observando outras dimensões além da biológica, tais como psicológica, social e espiritual. “Durante a assistência paliativa, são diversas as necessidades a serem abordadas pelos profissionais de saúde, dentre elas, a espiritualidade, a qual deve ser considerada importante diante da proximidade da morte e do medo do desconhecido, bem como, como enfrentamento para continuar lutando em busca de uma boa qualidade de vida. Estas atividades devem fazer parte da rotina de cuidados oferecidos aos idosos, pois observamos grandes consequências positivas desta abordagem, principalmente no aspecto emocional. Eles se sentem melhores, mais confiantes e enfrentam melhores as dificuldades que surgem no decorrer da sua vida”, afirma Rachel.