Quadra Campina da Vila, em Cabedelo, recebe Feira de Saúde
Promoção de saúde e cuidados: foi isso que a Afya Paraíba levou à Quadra Campina da Vila, em Cabedelo, neste sábado, 25 de novembro, com a oferta de mais uma Feira da Saúde à população cabedelense.
Esta, que foi a segunda edição da ação na cidade, reuniu 46 alunos da instituição, distribuídos entre nove ligas acadêmicas e três projetos de extensão, e atingiu a marca de 290 atendimentos, entre eles aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação nutricional, além de palestras e auriculoterapia.
“Essa feira de saúde vem a partir da demanda da sociedade. Então, como temos a parceria com o município, nos é repassado as necessidades da população e nós montamos a nossa estrutura. Esse é um evento que, por aproximar a população de tantos serviços ao em um mesmo momento e ser tão relevante para quem tem a possibilidade de participar, é muito esperada tanto pelos alunos, quanto pelos professores e moradores da cidade de Cabedelo”, disse a diretora de graduação, Adriene Jacinto.
A pactuação da instituição com a Prefeitura Municipal de Cabedelo já dura anos e, desde os campos de prática à ações como esta, essa parceria vem trazendo bons frutos para a população, como bem lembrou a secretária de saúde, Irani Soares.
“A cada dia que passa, a parceria da faculdade com o município vem, a cada ano que passa, se fortalecendo cada vez mais. Através da pactuação, nós temos a possibilidade de ofertar ao município o serviço de profissionais qualificados, bem como os que estão aqui, ofertando tempo e atendimento aos cabedelenses”.
A promoção de ações desta natureza é sempre muito válida, para todos que participam da mesma. Para o professor e preceptor da instituição, doutor Luiz Felipe Maciel, “é importante para os alunos ter esse primeiro contato com a comunidade porque eles vão experienciar um pouco sobre como será o cotidiano deles. É uma oportunidade de ter o contato médico paciente, de ouvir as queixas população e saber orientar os pacientes.
Foram diversos os temas trabalhados na feira, desde geriatria, a sustentabilidade. Os alunos que abordaram sobre o último tema, expressaram alegria e satisfação em, a partir do conhecimento que possuem, poderem auxiliar outras pessoas passando informações a respeito do quando a sustentabilidade pode transformar a qualidade de vida.
“É uma experiência muito enriquecedora, muito interessante e importante este contato com a comunidade, podendo levar mais conhecimento e tirar dúvidas das pessoas. Aqui, com a minha ilha, que é a de sustentabilidade, nós estamos abordando sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, que pode transformar a convivência e a qualidade de vida, disse a aluna Cindy Amorim, do 7º período.
Para quem passou pela quadra e teve a valiosa chance de fazer um breve acompanhamento da saúde, eventos como esse despertam na população o sentimento de cuidado e “são sempre muito bons e importantes, principalmente para quem não tem plano de saúde”, contou a moradora Maria do Carmo.