Semana de Acolhimento aos Calouros: Encontro de Ligas Acadêmicas anima o Bosque da Afya Paraíba
.jpg)
A Semana de Acolhimento da Afya Paraíba foi marcada por momentos de integração e propósito. Nesta quarta, dia 06 de agosto, o bosque da instituição recebeu o Encontro de Ligas Acadêmicas e Projetos de Extensão, iniciativa que apresentou aos novos alunos oportunidades para colocar o conhecimento em prática e transformar realidades dentro e fora da sala de aula.
Além da apresentação das ações desenvolvidas pelas ligas e projetos, os participantes receberam mudas de hortelã e capim-santo da Horta Orgânica da Afya Paraíba, reforçando o compromisso com o cuidado em todos os detalhes. O evento também contou com a presença ilustre de Bernadete, a mascote Golden retriever da instituição, que encantou a todos com sua simpatia.
"O momento de hoje foi muito especial e enriquecedor, onde tivemos esse espaço de partilha e de incentivo outros a participarem dessa atividade que permite que a gente fortaleça ainda mais a nossa matriz curricular o uso das nossas metodologias ativas, também empregadas no desenvolvimento desses projetos", ressaltou a coordenadora do curso, professora Kristhea Karyne.
Representando a COPEXII, a colaboradora Marcileide Chagas ressaltou sobre a alegria de participar e auxiliar os alunos no processo de pesquisa e extensão, com projetos tão agregadores e válido para todos:
"Nós, enquanto COPEXII, nos sentimos muito felizes em dar esse apoio para as ligas nesse momento tão agregador e importante para a extensão curricular deles", disse.
“Participar de uma liga é muito mais do que complementar a formação acadêmica — é aprender a trabalhar em equipe, desenvolver projetos reais e fazer a diferença na comunidade,” afirmou Maria Eduarda Ferreira, estudante do 6º período de Medicina e integrante da Liga de Saúde da Família.
Os alunos ligantes, que tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos, lembraram não só da importância de se fazer extensão, mas também dos alunos calouros terem esse primeiro contato com o que é a pesquisa, extensão e o quanto esses projetos podem agregar na vida pessoal e na caminhada acadêmica.
"Acho que é importante a gente viver esse momento para divulgar para o pessoal, para que eles cheguem na faculdade e comecem sua vida acadêmica já entendendo a importância de uma Liga e como ela agrega conhecimento em sua vida", contou o aluno e ligante Bruno Eduardo.
Já para os calouros, desde a receptividade às explicações, todo processo é muito agregador e acolhedor, sobretudo neste primeiro momento, onde é tudo novo para todos. A aluna Camila Hardman contou que "os alunos são muito receptivos, acolhem, explicam sobre cada liga, até para que possamos interagir e entender mais. Foi muito especial", disse.
Com iniciativas como esta, a Afya Paraíba reafirma sua missão de cultivar saber, acolher com carinho e transformar o futuro, formando profissionais completos, humanos e engajados.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
