Semana de Desenvolvimento Docente reforça integração, inovação e excelência no ensino médico

A cada início de semestre, a Afya Paraíba dá o pontapé com um dos eventos mais importantes de sua agenda acadêmica: a Semana de Desenvolvimento Docente (SDD). Muito além de uma capacitação técnica, o evento se propõe a ser uma verdadeira jornada de atualização, acolhimento e conexão entre os professores da instituição.

Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, os docentes mergulharam no universo adaptações metodológicas para alunos neurodivergentes, tema central desta edição. Foram cinco dias de atividades intensas e proporcionaram trocas ricas e inspiradoras.

O encerramento aconteceu com um momento especial de confraternização no restaurante da instituição, um encontro caloroso para celebrar os aprendizados e fortalecer os vínculos da equipe docente.

Para a coordenadora do curso, professora Kristhea Karyne, a SDD é um momento estratégico para alinhar os objetivos do semestre e renovar o compromisso com a formação de qualidade.

“Esse ano estamos trabalhando a temática educação inclusiva. Sabemos que é uma temática extremamente atual e necessária e a vivência da SDD vem como uma forma de aprendermos mais sobre adaptações metodológicas para alunos autistas, para alunos neurodivergentes, oque é tão necessário para os nossos dias”, destacou.

A coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), Eveline Abrantes, destaca a proposta da semana e a alegria por presenciar o empenho dos docentes.

“Enquanto NAPED, ficamos muito felizes por ver os nossos docentes comprometidos em, realmente, planejar um novo semestre, trabalhando em cima do que eles notaram que pode ser melhorado e com um único objetivo: proporcionar o melhor em conhecimento para o nosso aluno”, disse.

Para os docentes, é sempre uma vivência rica e importante para a construção do caminho acadêmico, bem como para ressaltar o quanto, juntos, enquanto docentes, podemos, cada vez mais, construir uma medicina melhor. O professor Vinícius Paiva resume a experiência:

“A SDD é sempre importante para refletirmos e abrirmos a consciência e, principalmente para evocarmos assuntos tão específicos e vivos dentro da academia, principalmente, naquilo que hoje estamos abordando sobre os alunos neurodivergentes e o quanto podemos aprender e nos desenvolver, para que possamos acolher, ensinar, abraçar e amar a cada um para levarmos a total potência”, disse.

Com iniciativas como essa, a Afya Paraíba reafirma seu compromisso com uma educação médica de excelência, inovadora, humana e alinhada aos desafios contemporâneos da formação em saúde.