Visita a laboratórios e palestras marcam segundo dia de recepção dos feras de Medicina
Hoje pela manhã, 02 de agosto, os novos alunos do curso de Medicina da Ciências Médicas conheceram os laboratórios localizados no prédio Anexo da Faculdade. Segundo o coordenador dos laboratórios Flávio Evangelista é importante que os alunos já conheçam no primeiro período toda a estrutura disponível. “A carga horária do curso de Medicina é alta e o tempo também, são seis anos que eles vivenciam na Faculdade. E esse primeiro momento é para eles conhecerem a parte de equipamentos, ter o primeiro contato com os laboratórios e saber um pouco da parte funcional. Então, fazemos essa introdução para que seja facilitado esse conhecimento”, afirma Flávio.
Os laboratórios visitados foram os de Habilidades Clínicas, aonde viram a parte clínica, a simulação intrahospitalar e de consultórios; o laboratório de Microscopia, com a parte do estudo celular; o laboratório de Morfofuncional, que é multidisciplinar; de Líquidos Biológicos, onde têm as aulas de genética e de bioquímica celular; o de Patologia, onde tem o estudo de peças patológicas, o laboratório de BTCA, que é a parte de cirurgia e anestesia, e o laboratório de Anatomia, além do biotério.
Cuidando de quem cuida
Os alunos também puderam assistir a palestra do psiquiatra e professor Caio Uehara, como tema “Ciclo do Cuidar”. “Essa palestra está dentro da concepção de cuidar do cuidador, o ciclo do cuidar, o objetivo aqui é mudar um pouco o foco da visão, deixar de ser só do doente, que é o normal que vamos aprender ao longo do curso de Medicina, mas também começar a olhar para a saúde dos próprios alunos, dos acadêmicos. E aí, dentro dessa percepção oferecer algumas técnicas como meditação, técnicas respiratórias, outros recursos, como atividades físicas, acupuntura, a questão de ter um momento lazer, a importância do sono, uma alimentação adequada. Então, basicamente é mostrar para eles que devem cuidar da sua própria saúde para depois poder oferecer cuidados a terceiros.
Durante a tarde aconteceu ainda a palestra “Liberdade e Responsabilidade: Contribuições da Logoterapia”, ministrada pela professora Rebecca Athayde.